A comida como protetora do câncer de mama

O câncer de mama é o tipo mais comum de câncer que atinge as mulheres no mundo. É um tumor maligno que se desenvolve na mama, causando multiplicação desordenada das células.

Sinais como nódulo, geralmente indolor, duro e irregular e/ou globoso e definido pode indicar o aparecimento deste quadro. Também são sinais de câncer: dor e edema cutâneo, descamação ou ulceração do mamilo, secreção papilar, dentre outros. Esses sinais e sintomas devem ser investigados pela mulher, procurando ajuda médica de imediato.

Além de fatores genéticos, os principais fatores comportamentais que estão relacionados ao desenvolvimento do câncer de mama são: excesso de peso corporal, falta de atividade física e consumo de bebidas alcoólicas.

Portanto, manter uma alimentação saudável, ser fisicamente ativo, manter o peso corporal adequado e evitar o consumo de bebidas alcoólicas, são recomendações básicas para se prevenir a doença.

Hábitos alimentares que priorizam o consumo de alimentos como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, que seja pobre em produtos ultraprocessados, como os prontos para consumo ou pré preparados, podem também prevenir casos de câncer.

A alimentação é a uma das formas mais eficientes de se prevenir a maioria das doenças já descobertas, e não seria diferente com o câncer. Alguns alimentos tem a característica específica de serem antioxidantes, ou seja, se ligam às partículas chamadas de radicais livres e impedem que essas partículas efetuem uma de suas ações principais, que é oxidar células e partículas celulares e possivelmente iniciar um processo cancerígeno.

Vamos exemplificar aqui para você alguns exemplos de alimentos antioxidantes e qual o ativo que nele exerce essa função tão poderosa:

Uva – Ativo: Resveratrol. Encontrada na casca da uva, essa substância antioxidante, combatente dos radicais livres, ajuda a tratar o envelhecimento cutâneo e todas as outras complicações provenientes desta oxidação. Quanto mais escura for a casca da uva, maior a concentração de resveratrol. Para que o suco de uva contenha resveratrol ele não deve ser coado. 

Açafrão – Ativo: curcumina. A curcumina contém fitonutrientes fortes, conhecidos como os curcuminóides. Pode ser usado em preparações frias ou quentes, e é utilizado como corante, além de conferir sabor a sua preparação.

Tomate – Ativo: licopeno. O licopeno age diretamente no combate aos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento das células do corpo e por diversas doenças crônicas, como câncer, diabetes, arteroesclerose e cardiopatias. Para quem gosta daquele molho de tomate na macarronada… capriche! As propriedades do licopeno são potencializadas com o calor, que facilita sua absorção. Só não exagere nas massas hein!!

Você pode inserir estes alimentos na sua ingestão diária, mas deve procurar um profissional nutricionista para indicar qual a quantidade ideal para você. Afinal, não é porque um alimento é bom que ele pode ser consumido sem orientação.

Além da alimentação, sua saúde emocional tem total influência no aparecimento de doenças desse segmento. Estar bem emocionalmente faz não só um bem danado para sua mente como também para o seu corpo. Então, priorize o seu bem estar, faça mais as coisas que você gosta e tem prazer, diga não para o que te aflinge, e busque sempre viver bem e em paz! 

“Prevenir é uma das melhores formas de lutar. Se conheça, se ame, se cuide! Valorize sua vida. Faça o autoexame da mama”.  

#EuApoioOutubroRosa


Para agendar uma consulta  >> clique aqui <<


 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: