Desmistificando os rótulos dos alimentos

Atualmente percebe-se um consumo exacerbado de açúcar, gorduras e sódio por grande parte da população, em especial partindo dos alimentos industrializados.

Esses são alguns desencadeantes das principais doenças crônicas não transmissíveis  (DCNT) que venho falando muito por aqui: diabetes, hipertensão, câncer obesidade, etc. E que, por sinal, estão crescendo a cada dia mais pelo mundo todo. Fato este preocupante!

O rótulo nutricional é um dos caminhos mais fáceis para que se realize um bom comparativo entre os alimentos, e se faça escolhas saudáveis, reduzindo o risco do desenvolvimento das DCNT citadas anteriormente.

Diante disso, você já parou para observar a listagem de ingredientes no rótulo dos alimentos? Qual a quantidade de açúcar, gorduras e sódio que consta no mesmo? Muitas das vezes não, né? Pois então, boa parte das pessoas acaba não parando para observar isso, fato este explicado pela correria do dia a dia, e também pelas minúsculas letras e falta de clareza ao texto escrito, que acabam desmotivando a realizar sua interpretação.

Por raramente termos o hábito de observar os rótulos no momento da compra do alimento/produto alimentício, acabam passando despercebidos aos nossos olhos alguns pontos importantes que deveriam ser observados.

Devido a isso, vou te apresentar alguns deles, que são de suma importância, para que dessa forma você esteja ciente dessas informações e passe a observá-las nos rótulos dos alimentos, em sua próxima compra.

Vamos lá…

Falando a respeito da tabela nutricional…

  •  A tabela nutricional, bem como as quantidades e calorias listadas na mesma, geralmente não se referem a quantidade do alimento como um todo, e sim, à apenas uma parte/porção do alimento em questão. Se atente a isso, visto que pode ser um dos pontos a gerar interpretações errôneas.
  • O % VD corresponde ao Valor Diário,  e demonstra, em percentil, quanto àquela porção de alimento corresponde ao total do nutriente a ser ingerido diariamente. Logo, quando se atinge 100% é indicado que você não consuma aquele nutriente em nenhum outro alimento no resto do dia;
  • O percentual de gorduras trans por vezes é muito pequeno e acaba não sendo admitido na tabela nutricional. Fique ciente de que mesmo estando 0%, pode ser que haja a presença dessa gordura, a qual é muito prejudicial à saúde.

E agora falando um pouco sobre a lista de ingredientes:

  • Todos os ingredientes encontram-se listados em ordem decrescente, ou seja, do que há em maior quantidade até o que há em menor quantidade no alimento/produto.
  • Nem sempre todo produto é integral como aparenta ser, sabia? Basta observar nos seus ingredientes: se o primeiro a ser listado é o famoso integral, ótimo. Caso não seja, fique atenta… Não é tão integral como diz ser, ok?! Aqui, ainda é importante salientar que quando na lista de ingredientes há outro tipo de farinha que não seja a integral, este alimento/produto não é 100% integral.

Você sabia, ainda, que alguns ingredientes podem estar camuflados? Ou seja, podem apresentar outros nomes naquela listagem de ingredientes, e não o que comumente conhecemos?

  • O açúcar é um exemplo, está presente em uma enorme quantidade em industrializados e pode vim com “nomes camuflados”. Não necessariamente irá vir “açúcar” escrito nos seus ingredientes, ele pode ser representado com outros nomes: glicose, glucose, xarope de milho, xarope de glicose, xarope de malte, açúcar invertido, melaço, mel, maltodextrina, dextrose, frutose, néctar, sacarose, lactose, amido modificado, concentrado de frutas, etc.

Aposto que alguns vocês conheciam, né?! Em contrapartida, nem desconfiavam que outros fossem açúcar, não é verdade?! Então fica a dica, na próxima compra fique de olho nestes nomes.

A dica é ficar atento nos rótulos por inteiro, sempre que possível. Se houver  muito açúcar, gordura e sódio, dispensar!

E sabe o ditado quanto menos, melhor? Pois então, sugiro que adote isso para a lista de ingredientes dos alimentos. Quanto menos ingredientes o mesmo apresentar, melhor ele é. Lembre-se: MENOS É MAIS!!!

ESCOLHAS SAUDÁVEIS REFLETEM EM UMA BOA SAÚDE. ESCOLHA COM CONSCIÊNCIA!

“Faça do seu alimento o seu remédio”.
Hipócrates


Para agendar uma consulta  >> clique aqui <<



Anúncios

Um comentário em “Desmistificando os rótulos dos alimentos

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: