Whey Protein: Concentrado, Isolado e Hidrolizado

O treinamento físico condiciona várias adaptações fisiológicas e bioquímicas no nosso corpo, as quais resultam na melhoria do rendimento esportivo. Mas, para que esse processo seja bem sucedido, torna-se necessário não somente a prática de exercícios, mas também uma alimentação correta.1

Dessa forma, não apenas uma boa refeição pré e pós treino, influenciam no rendimento e no resultado do exercício, e sim o hábito alimentar como um todo. Ao mesmo tempo, estratégias nutricionais voltadas para determinados objetivos requerem pré e pós treino mais específicos, o que não exclui a importância do resto da alimentação realizada durante o dia 2

Por exemplo, após a realização de exercícios físicos, torna-se importante a ingestão de proteínas ou aminoácidos, para que estes auxiliem na recuperação e síntese proteica muscular. É importante destacar que quanto menor for o intervalo entre o término do exercício e a ingestão proteica, melhor será a resposta anabólica ao exercício.

Geralmente, observa-se maior utilização de suplementos após o treino. Isso ocorre para a obtenção de resultados mais satisfatórios em etapas especiais do treinamento esportivo, ao qual remete a força muscular1

Dentre os suplementos existentes no mercado, uma das opções é whey protein, composto basicamente por proteínas extraídas da parte aquosa do leite no processo de fabricação do queijo. As proteínas solúveis presentes nesse soro do leite apresentam uma boa quantidade de aminoácidos essenciais, o que as caracteriza como proteínas de alto valor biológico. Estes aminoácidos além de favorecerem o anabolismo, também reduzem catabolismo proteico, beneficiando o ganho de força muscular e diminuindo a perda de massa muscular.2

Mas… Qual seria a diferença do whey protein concentrado, isolado e hidrolisado?

Whey protein concentrado: O soro do leite passa por um mínimo processo de filtragem no decorrer de seu processamento, o qual mantem gorduras e carboidratos (lactose) na sua composição. Pelo processo de filtração ser mínimo, a proteína se apresenta na sua forma mais íntegra, tendo absorção mais lenta.
Obs.: Devido a presença de lactose não é indicado para intolerantes a lactose.

Whey protein isolado: O soro do leite passa por rígidos processos de filtração, o qual resulta em um bom grau de pureza pela eliminação das gorduras e a lactose. Neste processo pode ocorrer a quebra estrutural de proteínas, levando a uma absorção mais rápida.

Whey protein hidrolisado: O soro do leite passa por hidrólise, onde as proteínas são quebradas em partes menores.  Devido a isso, a absorção se torna facilitada e, consequentemente, mais rápida.
Obs.: Apresenta menor risco de provocar reações alérgicas. E é uma boa opção aos intolerantes a lactose.

Você sabia…
O excesso da alta ingestão proteica, em longo prazo, também pode levar a cetose sanguínea, ao aumento do risco de doenças cardiovasculares, e ainda, ao aumento da sobrecarga renal – pois os rins terão que trabalhar mais para excretar as toxinas (amônia e ureia) produzidas. 3

Portanto, aumentar a dose da suplementação com intuito de acelerar o resultado não vai adiantar em nada (risos). Melhor mesmo é seguir a recomendação diária e, antes de tudo, procurar um nutricionista, pois ele é o profissional apto para indicar qual a melhor opção para você!



Para agendar uma consulta  >> clique aqui <<


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
1  FISCHBORN, S. C. A influência do tempo de ingestão da suplementação de whey protein em relação à atividade física. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, v. 3, n. 14, p. 132-143, mar./abr, 2009.

2  HARAGUCHI, F. K. et al. Proteínas do soro do leite: composição, propriedades nutricionais, aplicações no esporte e benefícios para a saúde humana. Revista de Nutrição, Campinas, v. 19, n. 4, p. 479-488, jul./ago., 2006.

DE PAIVA, A. C.; ALFENAS, R. C. G.; BRESSAN, J. Efeitos da alta ingestão diária de proteínas no metabolismo. Revista Brasileira de Nutrição Clínica, v. 22, n. 1, p. 83-88, 2007.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: