Chia – Propriedades e Receitas

Atualmente, a busca por alimentos funcionais tem tido um crescimento significativo, fato este, devido ao aumento da procura por uma melhor saúde e qualidade de vida pelos indivíduos. Assim, muitos alimentos passaram a se tornar mais “visíveis” na alimentação, como é o caso da chia.

A chia é uma herbácea que floresce no período do verão, com casca lisa e brilhante de várias colorações (preta, marrom, cinza, manchado) e apresenta grandes valores nutricionais e funcionais para a saúde humana, sendo estes um dos grandes motivos do aumento do seu consumo.

Em se tratando de composição química, essa semente é composta por uma grande quantidade de lipídeos, especialmente do tipo ômega 3. E, ainda, por uma boa parte de fibras alimentares, principalmente do tipo insolúveis. Também se destacam as proteínas, compostos antioxidantes, vitaminas e minerais.

Você sabia?

– A concentração de fibras na chia é maior do que em outros cereais e sementes, como: linhaça, soja, milho, trigo e gergelim.

– A concentração de cálcio na semente de chia é seis vezes maior que a do leite.

– A concentração de ferro, por sua vez, se apresenta de 2,4 a 6 vezes maior do que a quantidade presente no fígado e espinafre.

Vale ressaltar, que essas comparações são realizadas com a mesma quantidade dos dois alimentos. Ex.: Em 100g de chia tem mais ferro quando comparado à 100g de espinafre.

As sementes de chia dispõem de uma composição nutricional muito especial, não é mesmo? E o mais importante… têm um sabor agradável, o que leva a serem consumidas de diversas maneiras: adicionadas a vitaminas, iogurtes, frutas, saladas e, até mesmo, às preparações mais elaboradas, como geleias, biscoitos, bolos, pães… O que mostra a sua grande flexibilidade de uso na alimentação.

Quando consumida de forma regular, a chia pode trazer diversos benefícios para a saúde, devido à presença de inúmeros compostos bioativos em suas sementes. Dentre as várias funcionalidades com o seu consumo, se destacam: ação antioxidante, anti-inflamatória, redução da glicose sanguínea e pressão arterial, função cardioprotetora (redução do colesterol total, LDL, e triglicerídeos), prevenção e redução do risco de alguns tipos de câncer e de doenças crônicas não transmissíveis (diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, etc) e melhoria do trânsito intestinal.

Diante disso, foram notáveis os inúmeros benefícios à saúde que a semente de chia apresenta. Quer garanti-los? Basta começar a acrescentá-la na sua alimentação diária. A gama de preparações e usos da mesma é infinito, vale da criatividade.

Também separei algumas receitinhas para vocês englobarem a mesma na alimentação. Seguem abaixo:

 CREPIOCA SAUDÁVEL COM CHIA
Ingredientes:
– Massa:

1 ovo
1 colher de goma de tapioca
Sal à gosto

– Recheio:
1 colher (sopa) de creme de ricota
1 colher (sobremesa) de sementes de chia

Modo de preparo:

Higienizar o ovo. Em um recipiente colocar todos os ingredientes da massa e misturar. Em seguida, colocar a mistura em uma frigideira antiaderente e manter em fogo baixo até dourar.  Após isso, virar do outro lado para dourar por igual. Assim que pronto, rechear com o creme de ricota, salpicar as sementes de chia e dobrar. Servir.


VITAMINA DE MAÇÃ FUNCIONAL
Ingredientes:
1 maçã

200ml de leite
1 colher (sopa) de farelo de aveia
1 colher (sopa) de sementes de chia
Adoçante à gosto.

Modo de preparo:

Higienizar a maçã, cortar em pedaços e retirar suas sementes. Em seguida, bater a maçã e os demais ingredientes no liquidificador até ficar homogêneo. Servir.

GELEIA FUNCIONAL
Ingredientes:
2 colheres (sopa) de sementes de chia

200ml de suco de uva integral sem açúcar
Mel (se necessário)

Modo de preparo:

Misturar as sementes de chia com o suco integral de uva e, se necessário, o mel. Levar à geladeira 6-8 horas.

PUDIM DE CHIA
Ingredientes:
250ml de leite de côco

5 colheres (sopa) de sementes de chia
1 colher de sobremesa de mel

Modo de preparo:

Misturar todos os ingredientes. Levar à geladeira por 6-8 horas. Assim que pronto, servir.
*Obs.: Pode ser servido com frutas picadas.

 

Referências Bibliográficas:
BOMFIM, N. da S.; KANASHIRO, A. D. dos S. Propriedades nutricionais da Salvia hispanica L. e seus benefícios para a saúde humana. Unoesc & Ciência-ACBS, v. 7, n. 2, p. 199-206, 2016.

COSTA, N. M. B.; ROSA, C. O. B. Alimentos funcionais: Compostos bioativos e efeitos fisiológicos. 2. ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2016. 504p.


Para agendar uma consulta  >> clique aqui <<


 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: