Alimentos Termogênicos: Efeitos x Restrições

Os alimentos precisam de energia para serem digeridos e, por isso, aumentam a temperatura corporal e aceleram o metabolismo, podendo também, aumentar a queima de gordura.

Em relação a isso, se destacam especialmente os alimentos termogênicos. Estes, induzem o metabolismo a trabalhar em um ritmo mais acelerado, demandando assim um maior gasto calórico, podendo chegar a cerca de 15% do gasto energético total.

A redução energética bem como o aumento do gasto calórico, têm sido algumas das principais estratégias para o tratamento da obesidade e sobrepeso e, consequentemente, para diminuição do risco de doenças crônicas não transmissíveis. Tal fato é percebido também pelo aumento da busca por alimentos termogênicos e sua inclusão na alimentação.

A principal preocupação não deve ser somente em emagrecer, mas sim em perder peso com saúde. Dessa forma, é essencial que se insira no cardápio alimentos que, além de auxiliarem na perda de peso, apresentem benefícios à saúde.

Exemplos de alimentos termogênicos: Pimenta vermelha, chá verde, chá de hibisco, mostarda, gengibre, canela, vinagre de maçã, vegetais fibrosos (brócolis, acelga, couve), laranja, kiwi e guaraná.

O consumo desses alimentos deve ser realizado com o acompanhamento de nutricionistas, que são os profissionais aptos a indicarem a quantidade certa para se ingerir, uma vez que a ingestão em excesso pode causar vômitos, náuseas, tontura, dor de cabeça, insônia e problemas gastrointestinais.

Quais são as restrições?

  • Pessoas com problemas  de tireóide, renais ou cardíacos, idosos ou crianças, devem ter o consumo acompanhado de perto pelo nutricionista, pois pode ocasionar efeitos indesejáveis ao acelerarem o metabolismo, tais como o aumento dos batimentos cardíacos, insônia, sudorese, entre outros.
  • Devem ser evitados a noite, já que podem levar à insônia daqueles mais sensíveis,  e assim prejudicar o sono.
  • Não devem ser consumidos de forma prolongada e em excesso, pois podem levar à alterações permanentes no organismo e danos à saúde.

Os alimentos termogênicos sozinhos não irão fazer milagre no processo de emagrecimento, principalmente se forem usados como pretexto para não realizar exercícios físicos. Caso você não invista em exercícios e em uma dieta balanceada, é bem provável que os quilos indesejados voltem, ou nem vão (risos). Portanto, o ideal é a combinação de uma alimentação saudável e a prática regular de atividades físicas para que se alcance resultados satisfatórios.

 


Para agendar uma consulta  >> clique aqui <<


 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: