Nesse tempo frio, nada como uma comidinha quentinha, aconchegante e cheia de sabor para aquecer o corpo e a alma. E pensando nisso, separamos algumas dicas para você preparar uma sopinha bem deliciosa e saudável. Anota aí:
- A base:
Toda sopinha tem uma base, não é verdade?! Essa base pode ser preparada com alimentos fontes de carboidratos ou proteínas.
No caso do carboidrato, é importante ficar atento à qualidade dele, pois o nosso corpo responde de forma diferente para cada um deles. Os melhores são: aipim, inhame, batata doce e arroz integral. Celíacos ou intolerantes ao glúten devem estar atentos para o consumo de macarrão, pois os tradicionais são feitos à base de trigo.
Se você desejar uma base mais proteica, o mais comum é utilizar a quinoa ou o grão de bico que oferecem uma consistência mais grossinha par ao caldo.
- A proteína:
Vamos deixar essa sopinha bem proteica e oferecer ao nosso corpo todos os nutrientes que ele necessita para realizar suas atividades. Como fontes principais de proteínas temos carnes, ovos, soja, quinoa, grão de bico e lentilha. O grande problema das sopinhas noturnas é a baixa quantidade de proteína. Geralmente, coloca-se muito carboidrato e se esquece da proteína que é tão importante e ainda ajuda a diminuir o índice glicêmico da refeição. Portanto, elas são sempre bem vindas!
- Efeito termogênico:
Uma boa pedida é incluir termogênicos nas sopas, para dar aquele UP no metabolismo. Gengibre e pimenta são ótimas opções.
- Efeito antioxidante:
Que tal enriquecer essa sopa com antioxidantes? Tão importantes para a longevidade e prevenção de várias doenças, além de prevenir o envelhecimento precoce. Cúrcuma, alho, tomate, páprica e muito mais! Todos são amigos de nossas células e tem um efeito super positivo na saúde.
Para sintetizar todas essas informações vamos exemplificar uma sopinha:
Refogue alho e cebola no azeite composto, após dourar adicione tomate e deixe secar a água que vai se formar. Adicione patinho moído e deixe a água secar novamente (este patinho deve ser previamente temperado com alho, uma pitada de sal e chimichurri). Após secar a água da carne, acrescente aipim cozido e batido, mecha, adicione tempero verde, couve picada bem fininha, repolho picado bem fininho, pimenta calabresa a gosto e sementes de abóbora.
Observaram como essa sopinha é bem rica? Ela tem uma ótima fonte de carboidrato que é o aipim, proteína do patinho, termogênico da pimenta, fibras da couve e repolho, antioxidantes da pimenta e sementes de abóbora, além de muitas vitaminas e minerais contidos em todos os alimentos.
Nossa alimentação pode ser bem simples, e ainda assim alcançar todas as nossas necessidades. O importante é variar o consumo dos alimentos e dedicar tempo ao preparo de nossa alimentação. Onde se chega sem saúde? O que você tem feito para cuidar da sua?
Para agendar uma consulta >> clique aqui <<
Deixe um comentário