10 alimentos revigorantes no pós carnaval

Que o carnaval é o feriado mais esperado do ano para quem gosta de uma boa folia, isso não é novidade, e que, para algumas pessoas, o ano só começa de fato, depois que ele termina, também é uma história bem conhecida (risos). Mas o que fazer se você abusou das comidas pesadas e das bebidas alcoólicas nesses dias de folia, e agora precisa voltar com toda energia para suas atividades rotineiras?

Saiba agora quais são os 10 alimentos que  podem te ajudar a curar os efeitos indesejáveis  da má alimentação no carnaval, e voltar à rotina bem disposto.

1) Aguá: É muito comum as pessoas se desidratarem neste período, devido a alta ingestão de bebidas alcoólicas, por isso a intensificação da hidratação se torna tão importante. Além da água natural, a água de coco e a água aromatizada são também excelentes aliadas; a primeira por conter muitas vitaminas, minerais e eletrólitos e a segunda por disfarçar e o sabor da água natural e favorecer um mix maior de nutrientes.

2) Frutas: Ricas em vitaminas e minerais, as frutas recuperam os danos causados a pele e ao cabelo, além de diminuírem os possíveis desconfortos intestinais, devido às funções antioxidantes que auxiliam na eliminação das toxinas do corpo. A dica é variar nas frutas consumidas ao longo do dia, ou se preferir, fazer uma saborosa salada de frutas bem colorida.

3) Sucos naturais: Lembrando que ainda estamos no verão, os sucos naturais são bebidas bem refrescantes e por serem feitos da própria fruta, ajudam na hidratação e na reposição de nutrientes. É importante ingeri-los sem adição de açúcar;

4) Café: Nada melhor do que um delicioso café logo pela manhã não é mesmo?! Isso porque,  a cafeína reduz a fadiga e restabelece a disposição, refletindo positivamente nos sintomas da ressaca.

5) Chás: Os chás melhoram o relaxamento do corpo e aliviam as tensões causadas ao organismo. Algumas opções são: chá de cidreira, erva-doce, camomila e maracujá. Para aqueles que não estão muito acostumados ao sabor e o aroma, tenho duas dicas: a primeira é pingar gotas de laranja ou limão sobre a infusão, o que tornará o chá mais atrativo, e a segunda é fazer um suchá, que nada mais é do que um suco feito com a água do chá ao adicionar uma fruta de sua preferência. Veja um exemplo clicando aqui.

6) Saladas: É nessa hora que combinar hortaliças e verduras se torna uma ferramenta infalível, pois assim como as frutas, alimentos como couve, alface, agrião e rabanete, combatem as toxinas do corpo, além de serem ricos em fibras e contribuem para o melhor funcionamento intestinal.

7) Sopas: As sopas são super indicadas para fortalecer e melhorar a disposição, mas para que isso aconteça é preciso caprichar nos ingredientes. Uma  sopa de qualidade precisa ter boas fonte de carboidratos, visto que este grupo alimentar é muito importante para o fornecimento de energia ao corpo, algumas opções são o inhame, a batata-doce, a abóbora, o macarrão integral ou até mesmo o arroz integral. Além do carboidrato é necessário uma caprichada na fonte de proteínas que são as carnes magras. Sobretudo, devem ser temperadas com especiarias naturais como cebola, alho, cheiro verde e ervas finas.

8) Carnes magras: As carnes magras como o filé de frango, patinho, peixes e o ovo, por exemplo, contribuem para a recuperação muscular e as formas de preparo influenciam neste resultado. Carnes assadas, cozidas ou grelhadas sempre serão as melhores escolhas, pois desta forma, há uma maior preservação da proteína e manutenção da qualidade nutricional do alimento, no que diz respeito ao teor de vitaminas, minerais, além de evitar que compostos prejudiciais á saúde sejam formados com outros tipos de preparo;

9) Gorduras boas: As gorduras são  responsáveis por diversas funções do corpo. Participam da produção de hormônios, reserva energética, transporte de vitaminas, formação de membrana celular, entre outras, por isso uma super dica é investir em alimentos ricos em omega-3, que está presente nas oleaginosas como castanhas, nozes, amendoins, e em peixes como salmão, sardinha, atum, cavala, além de frutas como o abacate.

10) Grãos e cereais: Alimentos como a quinoa, aveia, linhaça, chia e gergilim, são ricos em fibras e promovem um maior tempo de saciedade, e o melhor de tudo é que estes podem ser facilmente adicionados em sopas, sucos, vitaminas, pães e massas caseiras.

Agora é só aproveitar todas essas dicas e continuar, durante todo o ano, a prática de atividade física e de bons hábitos alimentares. Se você ainda não procurou um nutricionista, não perca tempo, agende logo sua consulta e descubra o quanto é vantajoso cuidar bem da saúde.

 


Para agendar uma consulta  >> clique aqui <<


 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: