As cefaleias, mais conhecidas como dores de cabeça, aumentaram consideravelmente nos últimos anos. Sem uma razão específica, mas em virtude do estilo de vida humana, tem atingido pessoas de todas as idades e curiosamente até mesmo as crianças. Contudo, de todos os tipos existentes de cefaleias, a enxaqueca é a que mais se destaca, pois além da dor pode ser acompanhada de alguns outros sintomas como dificuldade de ver e ouvir, náuseas e vômitos.
O conselho Americano de Educação em Cefaleia elencou em 2001 os possíveis precursores da enxaqueca. Dentre eles foram citados:
- Alterações no padrão do sono;
- Instabilidade à características ambientais como clima, luzes, sons, odores e poluentes;
- Cansaço e fadiga física;
- Estresse e emoções reprimidas;
- Alterações hormonais no ciclo menstrual pelas mudanças nos níveis de estrogêneo;
- Alimentação.
O tratamento inclui a utilização de medicamentos, condutas medicas específicas e um maior cuidado alimentar conforme explicaremos neste post.
ALIMENTOS QUE ESTIMULAM A ENXAQUECA
Cafeína: Por provocar constrição nas artérias, o consumo excessivo desta substância pode intensificar a dor.
A cafeína esta presente no café e chás, tais como: preto, mate e verde.
Bebidas alcoólicas: o álcool por si só já estimula a dilatação dos vasos sanguíneos, porém como acontece nos vinhos tintos e nas cervejas, o efeito sofre uma potencialização pela presença de substâncias como a tiramina e histamina que são a base de aminas bioativas.
Nitratos e Nitritos: Com objetivo de reduzir a atividade bacteriana e aumentar a vida de prateleira dos produtos alimentícios, os nitratos e nitritos sintéticos produzidos pela indústria, reduzem a concentração de oxigênio sanguíneo, principalmente em crianças, e estão presentes em alimentos como carnes curadas, presuntos, mortadelas, linguiças e picles.
Aspartame: Um dos ingredientes básicos em muitos adoçantes artificias, refrigerantes e sobremesas industrializadas, o aspartame é classificado com um forte potencializador das crises.
Além desses alimentos o consumo de chocolates, leites e derivados, alimentos gordurosos, sorvetes e líquidos gelados precisam ser moderados.
ALIMENTOS QUE AMENIZAM A DOR
Segundo INDIARA, 2013, o consumo regular de alimentos a base de Triptofano como Grãos, Leguminosas e Sementes se mostrou bastante produtivo para a atenuação da dor ou de suas possíveis causas. Não apenas esse nutriente, mas com a observação de pesquisas feitas sobre o assunto foi possível observar também que o omega-3 presente nos peixes; as isoflavonas oriundas de produtos de soja e a base de soja, o magnésio contido no espinafre, feijão de corda, arroz integral, castanha-de-caju, nozes, batata e uvas; e a vitamina E existente nas Amêndoas, óleo de girassol, nozes, aspargo, azeite de oliva, damascos e castanha-de-caju, contribuem para um melhor tratamento.
Sobretudo uma orientação básica é entender que nenhuma alteração na dieta pode ser feita de forma instantânea e sem uma substituição adequada, visto que a restrição feita de forma errada ou até mesmo o jejum, acabam estimulando ainda mais a dor, além disso, cada organismo reage de uma forma diferente à absorção desses nutrientes, levando em consideração que diversos são os mecanismos que podem ocasionar uma enxaqueca e que todas essas alterações acontecem de ordem cerebral. Por isso, em caso de sentir algum sintoma é importantíssimo procurar um médico especializado em neurologia para tratar do caso .
Para agendar uma consulta >> clique aqui <<
Deixe um comentário