Você sofre com enxaqueca? Confira como a alimentação pode aliviar suas dores

As cefaleias, mais conhecidas como dores de cabeça, aumentaram consideravelmente nos últimos anos. Sem uma razão específica, mas em virtude do estilo de vida humana, tem atingido pessoas de todas as idades e curiosamente até mesmo as crianças. Contudo, de todos os tipos existentes de cefaleias, a enxaqueca é a que mais se destaca, pois além da dor  pode ser acompanhada de alguns outros sintomas como dificuldade de ver e ouvir, náuseas e vômitos.

O conselho Americano de Educação em Cefaleia elencou em 2001 os possíveis precursores da enxaqueca. Dentre eles foram citados:

  • Alterações no padrão do sono;

 

  • Instabilidade à características ambientais como clima, luzes, sons, odores e poluentes;

 

  • Cansaço e fadiga física;

 

  • Estresse e emoções reprimidas;

 

  • Alterações hormonais no ciclo menstrual pelas mudanças nos níveis de estrogêneo;

 

  • Alimentação.

 

O tratamento inclui a utilização de medicamentos, condutas medicas específicas e um maior cuidado alimentar conforme explicaremos neste post.

ALIMENTOS QUE ESTIMULAM A ENXAQUECA

Cafeína: Por provocar constrição nas artérias, o consumo excessivo desta substância pode intensificar a dor.

A cafeína esta presente no café e chás, tais como: preto, mate e verde.

Bebidas alcoólicas: o álcool por si só já estimula a dilatação dos vasos sanguíneos, porém como acontece nos vinhos tintos e nas cervejas, o efeito sofre uma potencialização pela presença de substâncias como a tiramina e histamina que são a base de aminas bioativas.

Nitratos e Nitritos: Com objetivo de reduzir a atividade bacteriana e aumentar a vida de prateleira dos produtos alimentícios, os nitratos e nitritos sintéticos produzidos pela indústria, reduzem a concentração de oxigênio sanguíneo, principalmente em crianças, e estão presentes em alimentos como carnes curadas, presuntos, mortadelas, linguiças e picles.

Aspartame: Um dos ingredientes básicos em muitos adoçantes artificias, refrigerantes e sobremesas industrializadas, o aspartame é classificado com um forte potencializador das crises.

Além desses alimentos o consumo de chocolates, leites e derivados, alimentos gordurosos, sorvetes e líquidos gelados precisam ser moderados.

ALIMENTOS QUE AMENIZAM A DOR

Segundo INDIARA, 2013, o consumo regular de alimentos a base de Triptofano como Grãos, Leguminosas e  Sementes se mostrou bastante produtivo para a atenuação da dor ou de suas possíveis causas. Não apenas esse nutriente, mas com a observação de pesquisas feitas sobre o assunto foi possível observar também que o omega-3 presente nos peixes; as isoflavonas oriundas de produtos de soja e a base de soja, o magnésio contido no espinafre, feijão de corda, arroz integral, castanha-de-caju, nozes, batata e uvas; e a vitamina E existente nas Amêndoas, óleo de girassol, nozes, aspargo, azeite de oliva, damascos e castanha-de-caju, contribuem para um melhor tratamento.

Sobretudo uma orientação básica é entender que nenhuma alteração na dieta pode ser feita de forma instantânea e sem uma substituição adequada, visto que a restrição feita de forma errada ou até mesmo o jejum, acabam estimulando ainda mais a dor, além disso,  cada organismo reage de uma forma diferente à absorção desses nutrientes, levando em consideração que diversos são os mecanismos que podem ocasionar uma enxaqueca e que todas essas alterações acontecem de ordem cerebral. Por isso, em caso de sentir algum sintoma é importantíssimo procurar um médico especializado em neurologia  para tratar do caso .


Para agendar uma consulta  >> clique aqui <<


 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: