Alimentos termogênicos no processo de emagrecimento

O aumento da incidência de sobrepeso e obesidade em toda população, intensificou o desejo de muitas pessoas de exercitarem práticas mais saudáveis para atingir novamente o peso desejado, de acordo com suas individualidades metabólicas, seus anseios estéticos e para se prevenirem de possíveis doenças. Desta forma, com objetivo de alcançar o resultado almejado mais rápido, é comum pessoas relatarem o uso de alimentos com função termogênica para acelerar a perda de gordura corporal.

Mais será que isso realmente  funciona? Existe contraindicação? Quais alimentos tem essa função?

Antes de qualquer constatação, é preciso compreender que todo alimento ingerido estimula um gasto energético para ser digerido, devido aos inúmeros processos a que são submetidos ao longo do trato gastrointestinal, o que aumenta a temperatura corporal. O que acontece, no entanto, com os alimentos classificados como termogênicos que os diferem dos demais alimentos, é evidenciado pela ocorrência de um gasto energético ainda maior, que estimula a aceleração do metabolismo para a regular a temperatura, favorecendo a perda de calorias e consequentemente de gordura corporal (CARDOSO; et al, 2010)

Devido a função de promover uma maior termogênese, recebem a classificação de termogênicos a pimenta vermelha, mostarda, gengibre, vinagre de maçã, acelga, cafeína, presente não apenas no café mas também nos chás preto, verde e mate. Além do guaraná, canela e da água gelada. A introdução desses alimentos deve ser cautelosa e  planejada de acordo com a demanda energética calculada pelo nutricionista,  isso porque, o excesso na ingestão pode provocar insônia em pessoas mais sensíveis à essas substâncias; quando assim for, deve-se evitar a ingestão no período noturno. Outros sintomas típicos são tontura, fraqueza, problemas gastrointestinais e dores de cabeça. Pacientes hipertensos precisam redobrar ainda mais a atenção devido o aumento na frequência dos batimentos cardíacos.

Por isso, se você se identificou com essa realidade, antes de tudo, saiba que o emagrecimento saudável é um processo que se constrói com paciência e persistência, dura o tempo necessário para que o seu organismo consiga entender e se habituar a nova rotina. Conforme explicado, os alimentos termogênicos são excelentes auxiliares do processo de emagrecimento, mas só farão um bom efeito se forem somados à prática correta de atividade física e a adesão de uma alimentação que favoreça o seu organismo a obtenção de todos os nutrientes essências para sua manutenção. E não se esqueça: A atuação do educador físico e do profissional nutricionista  são fundamentais para um resultado de sucesso.

 


Para agendar uma consulta  >> clique aqui <<


 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: