Alimentos para prevenção e tratamento da celulite

Um dos assuntos mais polêmicos, no que diz respeito à estética feminina, é a celulite, linhas que rendem bilhões de dólares na indústria de cosméticos todos os anos. Recentemente, a cantora Anitta viralizou o assunto ao lançar o clip “Vai Malandra”. O clip repercutiu comentários pelo fato da cantora ter dispensado os recursos visuais e ter assumido a celulite existente na região dos glúteos, o que é muito comum nas mulheres.

Mas e você? O que acha da celulite? Tem uma boa relação com ela, assim como a Anitta, ou é adepta de mecanismos para evita-la? Sabe como a alimentação pode te ajudar? Então anote aí as dicas.

A lipodistrofia ginóide, nome cientifico dado a celulite, foi descrita pela primeira vez em 1920, a exata origem  ainda é  desconhecida, porém para alguns autores é caracterizada como uma distrofia complexa nas células, acompanhada de alterações do metabolismo hídrico,  que resulta em uma saturação do tecido conjuntivo. Outros autores também relatam  alteração na microcirculação, envolvendo compressão dos sistemas venoso e linfático.

Vários fatores predispõem o aparecimento da celulite, DAVID em 2011, cita os genéticos, emocionais, metabólicos e hormonais, além de idade, sexo, hipertensão arterial, obesidade e hábitos como fumo e sedentarismo, roupas apertadas e má alimentação.

Uma alimentação variada e equilibrada pode auxiliar e muito a prevenir e minimizar os efeitos da celulite. Isso mesmo! Em 2012, Klein  publicou um artigo de revisão com  as vantagens e desvantagens na ingestão de vários nutrientes. Alguns deles:

  • Potássio: presentes nas frutas, verduras e legumes ajudam no equilíbrio dos líquidos corporais;
  • Ferro: inseridos nas carnes vermelhas, gemas de ovos, vísceras, feijão, vegetais folhosos verdes escuros e açaí favorecem na oxigenação do sangue;
  • Zinco: participa dos processos de cicatrização e reprodução celular, tendo como fontes  as carnes em geral, grãos integrais e legumes.

Klein destaca ainda que uma medida importante a se fazer é a reorganização da matriz intersticial, do tecido adiposo e da microcirculação, porque na falta de nutrientes, a matriz intersticial se geleifica e as fibras colágenas se espiralizam causando o repuxamento da pele. Para esta reorganização:

  • Silício: atua na reorganização dessa matriz e do colágeno, permitindo novamente o fluxo de nutrientes e o descongestionamento das toxinas. As principais fontes são: aveia, salsa, grãos integrais, cavalinha, alfafa, folhas verdes, beterraba, extrato de bambu, algas marinhas, grãos inteiros como o arroz integral, a soja e a aveia.

Alem destes, é valido ressaltar que a ingestão de Omega 3 melhora consideravelmente a circulação sanguínea, auxilia no combate às reações inflamatórias e protege os vasos sanguíneos. As melhores fontes são amplamente encontradas no salmão, bacalhau, sardinha, atum e semente de linhaça, castanhas e nozes.

Alguns alimentos são  ainda mais específicos para  o auxilio no combate da celulite. São eles:

  • Abacaxi:  diurético, e por ser ácido ajuda na digestão, tem alto teor de vitamina C e fibras solúveis;
  • Aveia: cereal de alta qualidade nutricional, auxilia na redução de colesterol total e os níveis de LDL, permanece na luz intestinal formando um gel viscoso que interfere na absorção de carboidratos e colesterol, retardando a absorção de glicose;
  • Brócolis: tem alto poder antioxidante que retarda o envelhecimento e auxilia nos tratamentos de redução de gordura localizada;
  • Castanhas: contém doses elevadas de selênio que atua no equilíbrio da tireóide e tem ação antioxidante;
  • Chás de salsa parrilha,  dente de leão,  alecrim e o chá verde: auxiliam na queima de gordura corporal, todos eles diuréticos e eliminadores de toxinas. A combinação sinergética destes nutrientes tem como ação principal a eliminação de toxinas, redução da acidose metabólica e possui ainda ação estimulante sobre o metabolismo linfático;
  • Azeite: desenvolve uma ação anti-inflamatória melhorando a circulação e ajudando a desintoxicar o organismo;
  • Maçã: Excelente fonte de pectina, fibra que neutraliza as toxinas presentes no organismo

Contudo, segundo Krause (1998) o ideal é preferir fontes magras de proteína, como omeletes, aves, peixes e carnes vermelhas magras, como o lagarto, a maminha e o filé mignon. Consumir diariamente as frutas, legumes e verduras. Preferir alimentos integrais, pois são boas fontes de fibras e ajudam a diminuir a absorção das gorduras e contribuem para a regulação do intestino. Preferir alimentos que não contêm sal na sua formulação e dar ênfase em vegetais em geral e temperos naturais, pois o sal favorece a retenção de líquidos e, assim, agrava a gordura localizada. Evitar os refrigerantes e as bebidas alcoólicas, preferir sucos naturais ou água. Substituir as frituras por preparações grelhadas, assadas ou cozidas.  Ingerir bastante água durante o dia. Evitar alimentos ou preparações gordurosas, como feijoada, pizzas, molhos gordurosos, queijos gordos, pães e bolachas recheadas, chantilly, biscoitos amanteigados e sorvetes.  Mastigar bem os alimentos, este processo permite que o processo digestivo seja mais lento, tendo maior tempo para o órgão enviar mensagens para o cérebro e, assim, diminuindo a vontade de continuar a comer.

Com todas essas dicas tenho a certeza que ficou muito mais fácil usar a alimentação a seu favor no controle da celulite não é mesmo? Mais é bom deixar claro que a alimentação é apenas um dos fatores de predisposição para o aparecimento delas e que cuidados como a regularidade na prática de atividade física, estar bem preparada psicologicamente, usar roupas mais frescas e fazer tratamento hormonal adequado, quando necessário, são muito importantes para que tenha uma ótimo resultado.


Para agendar uma consulta  >> clique aqui <<


 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: