Ômega-3: Um verdadeiro aliado das dietas

Há muito tempo  esse poderoso nutriente ganhou popularidade no cotidiano brasileiro. Seja através de alimentos ou fórmulas encapsuladas, o ômega 3 desperta o interesse de diversos pesquisadores.

A busca se intensificou  mesmo quando uma certa população de esquimós, na Groelândia,   foi avaliada por fazer consumo diário de peixes de águas extremamente frias, os quais possuem uma ótima quantidade do nutriente, e foi constatado  a melhora nas taxas de colesterol sanguíneos e consequentemente qualidade de vida.

Embora não se possa atribuir as mudanças na saúde apenas à alimentação e sim a um contexto mais amplo que envolva alimentação, sono, prática de atividade física e estilo de vida,  pode-se dizer que o ômega 3 contribui em muito para que a saúde humana se torne melhor.

 

Mas o que de fato é o Omega 3?

O ômega 3 é um ácido graxo poliinsaturado, alfa-linolênico, pertencente ao grupo dos lipídeos, mais conhecido como “gordura” de boa qualidade. Por ter uma estrutura química mais ramificada quando comparado à outros tipos de gordura, sua absorção acontece de forma mais lenta, o que contribui para uma maior saciedade e homeostase corporal.

 

Em quais alimentos posso encontrar esse nutriente?

O ômega 3 é encontrado em alimentos de origem animal, como os peixes de águas extremamente frias, dentre eles se destacam o atum, salmão, arenque, cavala e sardinha. Além de alimentos de origem vegetal como as oleaginosas (nozes, castanhas e amendoim). Alguns grãos como linhaça, chia e gergelim, frutas como o abacate e o coco, além de algumas verduras de coloração verde escura como a couve, o brócolis e a  taioba, entre outros alimentos.

 

Quais benefícios ele proporciona?

Melhora as atividades cerebrais e a memória, além de fortalecer o cérebro por atuar na condução dos impulsos nervosos, principalmente nos pacientes portadores da síndrome autista. Ajuda no combate dos radicais livres, que são as toxinas acumuladas em nosso organismo, muitas vezes originadas pelo excesso na ingestão de alimentos industrializados e representa um dos fatores preponderantes para o desenvolvimento de tumores. Diminui os níveis de colesterol e triglicerídeos pré e pós prandial, auxilia a volta parcial ou total do perfeito ritmo dos batimentos cardíacos em pacientes com arrítimia, possui ação antiinflamatória, e atua na prevenção de tromboses, além de reduzir as complicações cardiovasculares e a pressão arterial .

Também ganhou bastante repercussão ao ser atribuído à melhora do humo r,com ênfase em períodos mais delicados da vida, como a depressão e a tensão pré-menstrual. Melhora o desempenho do sistema imunológico, auxilia no combate ao diabetes e o aumento da absorção de cálcio, auxiliando o combate à osteoporose.

 

Como devo consumir?

Para se obter os benefícios do ômega 3 é preciso fazer uma dieta regular com  variedade de consumo dos alimentos naturais e integrais para se beneficiar de outros nutrientes também. Se possível, consumir peixes pelo menos 3 vezes na semana, incluir sementes como castanhas, nozes e amendoim no hábito alimentar diário e os grãos, como chia, linhaça e gergelim, além de consumir frutas e verduras diariamente.

 

E a dica de hoje é: consumir sempre os nutrientes através dos alimentos, pois  além de ser mais econômico,  estarão mais biodisponíveis para absorção no organismo e os outros nutrientes  presentes no alimento também poderão ser aproveitados. Em caso de aversão alimentar (sem afinidade com o sabor do alimento), alergias ou intolerância, faz-se a suplementação do nutriente por  orientação de um profissional nutricionista.

 


Para agendar uma consulta  >> clique aqui <<


 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: