O microbioma intestinal – comunidade de microorganismos completos que habitam o corpo do indivíduo – tem relação direta com as respostas imunes, digestivas e nervosas.
O tipo de alimentação é o principal fator que define os tipos de microorganismos que habitarão o nosso corpo.
Portanto, quanto mais saudável for sua alimentação, melhores serão as respostas dos sistemas nervoso, imunológico e digestivo.
Porém, para que se alcance uma colonização saudável, é preciso tempo e persistência. Se a qualidade da alimentação cai, a qualidade dos microorganismos também será desfavorecida. Por isso, é preciso manter uma alimentação sempre saudável.
O consumo de alimentos com probióticos, é de grande importância para manter esta colonização equilibrada, e assim evitam diversas infeccções causadas por microorganismos oportunistas.
Além disso, tem capacidade de melhorar o processo de digestão e produção de enzimas que são responsáveis pela degradação de nutrientes complexos.
Por isso tudo, reduzem quadros de diarreia e gases instestinais, uma vez que, o ambiente estará saudável. Reduzem ainda, a absorção de moléculas de colesterol.
Os probióticos mais populares pertencem às espécies de bactérias como Lactobacillus rhamnosus, a Lactobacillus acidophilus, Bifidobacterium bifidum e Bifidobacterium longum. São encontrados em alimentos como iogurte, leites fermentados ou sob a forma de pó ou cápsulas.
Nosso corpo é uma máquina, não é porque você ingere que obrigatoriamente irá utilizar. Tudo depende de como essa máquina está. Cuide-se!!
Para agendar uma consulta >> clique aqui <<
Deixe um comentário