Importância do microbioma intestinal

 

O microbioma intestinal – comunidade de microorganismos completos que habitam o corpo do indivíduo – tem relação direta com as respostas imunes, digestivas e nervosas.

O tipo de alimentação é o principal fator que define os tipos de microorganismos que habitarão o nosso corpo.
Portanto, quanto mais saudável for sua alimentação, melhores serão as respostas dos sistemas nervoso, imunológico e digestivo.

Porém, para que se alcance uma colonização saudável, é preciso tempo e persistência. Se a qualidade da alimentação cai, a qualidade dos microorganismos também será desfavorecida. Por isso, é preciso manter uma alimentação sempre saudável.

O consumo de alimentos com probióticos, é de grande importância para manter esta colonização equilibrada, e assim evitam diversas infeccções causadas por microorganismos oportunistas.

Além disso, tem capacidade de melhorar o processo de digestão e produção de enzimas que são responsáveis pela degradação de nutrientes complexos.

Por isso tudo, reduzem quadros de diarreia e gases instestinais, uma vez que, o ambiente estará saudável. Reduzem ainda, a absorção de moléculas de colesterol.

Os probióticos mais populares pertencem às espécies de bactérias como Lactobacillus rhamnosus, a Lactobacillus acidophilusBifidobacterium bifidum e Bifidobacterium longum. São encontrados em alimentos como iogurte, leites fermentados ou sob a forma de pó ou cápsulas.

Nosso corpo é uma máquina, não é porque você ingere que obrigatoriamente irá utilizar. Tudo depende de como essa máquina está. Cuide-se!!


 Para agendar uma consulta  >> clique aqui <<


 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: