Colesterol: Prós e Contras

Apesar da fama de inimigo da saúde, o colesterol também desempenha funções fundamentais no organismo, como a produção de hormônios esteroides (progesterona e a testosterona), vitamina D, sais biliares e novas células.

Além da quantidade produzida pelo próprio corpo, no fígado, existe também a quantidade ingerida na alimentação. O segredo é controlar esta ingestão para que o nutriente não se torne prejudicial.

Quando o excesso acontece, este, que é um tipo de gordura, pode causar vários danos a saúde, entre eles a formação de placas de ateroma que podem levar ao infarto.

Em contato com o sangue, essa gordura é transportada por proteínas formando partículas, as principais recebem o nome de LDL ou HDL, os normalmente conhecidos como “colesterol ruim” e “colesterol bom” respectivamente. O LDL tem como função levar o colesterol aos tecidos, enquanto o HDL passa retirando e levando esse colesterol ao fígado para ali ser metabolizado e eliminado em forma de sais biliares.

Onde ele está?

O colesterol é uma gordura proveniente de alimentos de origem animal, como carnes, frutos do mar, leite integral e derivados, manteiga, biscoitos recheados, leite condensado, entre outros.

Como cuidar?

Grandes aliadas no controle do colesterol são as fibras: aveia, linhaça, chia, pães integrais, hortaliças entre outros. Além de reduzir a absorção do colesterol, produzem uma substancia capaz de reduzir a produção da gordura no fígado.

Outra substância importante nesse combate são os antioxidantes, estes, podem inibir a oxidação das partículas de LDL, o que diminui o poder de obstrução dos vasos. Os antioxidantes mais importantes aqui são os flavonoides, que podem ser encontrados em frutas como morango, amora, uva, jabuticaba e maça; e em grãos como linhaça e soja.

A prática de atividade física também ajuda no controle de gorduras do sangue utilizando-as com fonte de energia.

De acordo as diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia (2013-2015), os níveis ideais de colesterol no sangue devem ser:

Colesterol Total: abaixo de 200mg/dL de sangue
Bom Colesterol (HDL): acima de 40mg/dL de sangue
Mau Colesterol (LDL): abaixo de 100mg/dL de sangue.

As quantidades individuais para a ingestão diária devem ser orientadas por um nutricionista.


Para orientações personalizadas >> clique aqui <<


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: