Glutamina: Para que serve?

A glutamina é o aminoácido do corpo humano que representa quase a metade dos aminoácidos livres no sangue e nos músculos. Pode ser produzida pelo próprio corpo pela conversão do ácido glutâmico (outro aminoácido), que acontece através do músculo esquelético e do fígado.

As principais funções da glutamina são: a conversão de glicose em energia e conversão de outros aminoácidos. Além disso, é muito conhecida como protetora e fortalecedora do sistema imunológico, isto porque as células deste sistema, dos rins e do intestino delgado, são suas principais consumidoras. Por manter este controle na resposta imunológica e na inflamação, existem afirmações de que a glutamina reduz o catabolismo muscular pós-exercício e acelera a recuperação de exercícios intensos.

Quando o treinamento físico é muito intenso, os níveis de glutamina corporal podem apresentar queda, o que aumenta o risco de infecções para atletas nos períodos de treino. Sendo assim, as demandas de glutamina estão aumentadas e o organismo não é capaz de produzir níveis adequados, tornando-se necessária a ingestão de fontes dietéticas. Caso esta necessidade não seja suprida, o corpo irá catabolizar o aminoácido da sua fonte primária, que é o músculo esquelético.

É um suplemento muito utilizado em recuperação de cirurgias de grande porte e queimaduras intensas. O custo é relativamente barato, quando comparado à outros suplementos de aminoácidos.

A dose tolerável é de até 20g/dia, acima disso pode causar desconforto abdominal. Levando em consideração que seu consumo é dependente da intensidade do exercício praticado, da tolerância e especificidades do indivíduo, sua indicação deve ser avaliada por um profissional nutricionista.


Para orientações personalizadas >> clique aqui <<


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: