Compulsão alimentar

Umas das queixas mais comuns dentro de consultórios nutricionais é a compulsão alimentar. Estudos epidemiológicos demonstram este tipo de comportamento em 15% a 50% dos pacientes que buscam tratamento para emagrecer, com tendência de 1,5 maior para as mulheres.

O craving é um estado subjetivo, periódico, motivacional e emocional, caracterizado pelo desejo intenso, ânsia ou emergência por uma determinada substância, como por exemplo, os alimentos doces. Ocorre em busca de um estado elevado de prazer, energia ou excitação.

Os pacientes que apresentam compulsão alimentar tendem à recaídas após o acompanhamento para perda de peso, e maior probabilidade de desenvolvimento de comorbidades, como depressão, abuso de álcool e drogas, transtornos de personalidade e insatisfação com a imagem corporal quando comparados com obesos que não apresentam este comportamento.

craving por doces, que na minha prática é o de maior incidência, pode ser causado por fatores psicológicos ou biológicos e tem tendência de ocorrer no final da tarde e início da noite. Além disso, podem ter relação com as oscilações hormonais inerentes ao ciclo menstrual.

A deficiências nutricionais também podem estar relacionadas à este desejo por doces, como a deficiência de magnésio, cromo e vitaminas do complexo B. Neste caso, alguns fitoterápicos prescritos pelo nutricionista  podem auxiliar na redução do consumo alimentar de doces e ainda contribuir para a saciedade.

A depender do grau desta compulsão, ela deve também ser acompanhada pelo profissional psicólogo. O importante é que não seja encarada como uma simples vontade aumentada de comer, deve ser avaliada e tratada para que o corpo não seja atingido pelos malefícios que esta condição pode trazer.


Para orientações personalizadas >> clique aqui <<


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: