Método de falha concêntrica para otimizar a hipertrofia

Muitas dúvidas surgem no âmbito do treinamento resistido quando o assunto é o protocolo utilizado para atingir o máximo da hipertrofia, tão almejada pelos praticantes de musculação. Entendemos por hipertrofia o aumento da circunferência muscular. Tal crescimento se dá, além do próprio cotidiano na sala de musculação, por fatores externos, como um plano alimentar prescrito de forma correta por um profissional nutricionista, um bom período de descanso pós dia de treino e uma boa periodização feita por um educador físico.

Muito tem se falado sobre o método de falha concêntrica para exercícios de hipertrofia muscular. Mas para entender este método é preciso primeiramente entender o que é a fase concêntrica.

A fase concêntrica consiste na contração muscular, que ocorre na primeira parte do movimento. Portanto, a cada repetição do movimento, tem-se uma fase concêntrica. A falha concêntrica acontece quando o executante do exercício atinge o desgaste total da área contraída, vencendo o limite psicológico (quando a dor faz com que a mente peça ao corpo para parar o movimento) e chegando até o limite fisiológico (quando todos os nutrientes da área contraída já foram utilizados). Atingido este limite, o executante não conseguirá realizar a próxima contração, ou seja, a próxima fase concêntrica.

Entretanto, temos que averiguar duas situações para a aplicação deste método:

: Considerar em que momento o praticante está na periodização proposta pelo educador físico, já que, para alunos iniciantes, este treinamento não é o mais indicado. Segundo Weineck, iniciantes no treinamento de força precisam de mais volume do que intensidade para que haja a melhora da coordenação e da resistência muscular específica. Para alunos mais avançados, esta seria uma ótima abordagem para aumentar a carga e ultrapassar o período de estagnação dos resultados, fato comum entre alunos com muito tempo na prática de musculação.

: Analisar o período em que será utilizado o treino de FC. Há quem defenda o uso em todos exercícios da série do dia, porém deve-se levar em consideração a segurança do treinamento, que exigirá do executante um alto grau de concentração e empenho para terminar de forma eficaz a série. Assim sendo, a hipertrofia durante a recuperação da musculatura aconteceria em um alto grau de eficiência.

O pesquisador espanhol Dr. Mikel Izquierdo, provou em um estudo que o treino de FC utilizado em todos os exercícios da série aumentaria no organismo o hormônio catabólico chamado cortisol, além de suprimir fatores de crescimento anabólico como o IGF-1, fator que controla o crescimento de fibras musculares.

Como profissional da área e treinador pessoal, oriento sempre seguir o cronograma prescrito pelo educador físico da academia ou seu personal trainer, que irá sempre levar em consideração o momento da periodização em que você está e o momento mais vantajoso para imprimir na série.

No geral, a falha concêntrica é fundamental para que você possa atingir bons resultados. Praticamente todos os grandes atletas de fisiculturismo a utilizam em algum momento de seu treino, justamente pelos grandes benefícios. Bem acompanhada e bem executada, a falha concêntrica pode ser de grande valia para seu treino. A estratégia de sua aplicação deve ser muito bem definida pelo educador físico, por isso, busque sempre o acompanhamento de um profissional gabaritado.

Acima de tudo, mãos à obra! A atividade física deve estar presente em todos os momentos de sua vida. Movimente-se!


Para orientações personalizadas >> clique aqui <<


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: