Por que ingerir batata doce?

Atletas e praticantes de atividades físicas estão sempre à procura de uma boa alimentação para otimizar os resultados dos exercícios. Mas para que isso aconteça, além de alimentar-se de forma correta, alcançar este objetivo requer muita disciplina.

Um alimento muito utilizado no meio esportivo é a batata doce, que possui um índice glicêmico baixo, promovendo a entrada de glicose na circulação sanguínea de maneira gradativa. Desta forma, o organismo recebe energia por mais tempo e terá uma sensação de saciedade prolongada.

Além disso, a batata doce contém fibras (responsável pelo baixo índice glicêmico e sensação de saciedade), vitamina A (essencial para saúde dos olhos e da pele), fósforo (auxilia no aumento da disposição), potássio (auxilia no controle da pressão arterial), magnésio (ativador de várias enzimas), vitaminas do complexo B (atuam no sistema nervoso) e vitamina C (antioxidante que auxilia no combate aos radicais livres produzidos em excesso durante o exercício). Todos esses nutrientes estão presentes na batata doce, à depender de sua espécie.

Apesar deste alimento ser uma ótima fonte de carboidrato, é preciso ficar atento para que ele não seja parte de um plano alimentar com pouquíssimas opções. A variedade de alimentos consumidos também está entre os principais fatores que melhoram o desempenho e resultados nas atividades físicas.

A batata doce pode ser ingerida ao longo do dia e/ou em horários estratégicos, respeitando o objetivo do plano alimentar. Deve-se estar atento também à afirmação de que este alimento fornece energia durante todo o exercício, pois isso irá depender do tempo de duração do exercício.

A quantidade de ingestão varia para cada plano alimentar, pois depende do tipo e da duração do exercício, do objetivo e da composição corporal do indivíduo. Toda ingestão alimentar que tenha por objetivo melhorar os resultados de exercícios físicos deve ser corretamente avaliada e prescrita a fim de garantir sua eficácia e eficiência.

A criatividade também é um ponto chave para que se mantenha a disciplina e foco no plano alimentar. E para dar uma ajuda neste sentido, a MaxiCORE traz mais uma receita deliciosa preparada com a tão querida batata doce:

Receita de batata doce com frango

Ingredientes:

  • 1 filé de frango;
  • 2 batatas doces;
  • Vinho branco;
  • Louro;
  • Limão;
  • Orégano.

Modo de preparo:

Temperar o frango com o vinho, louro, limão e orégano. Assar as batatas no forno enroladas em papel de alumínio por 30 minutos. Grelhar o filé de frango. Acompanhar com uma salada de repolho roxo, pimentão, tomate e rúcula, temperando com azeite e vinagre.


Para orientações personalizadas >> clique aqui <<


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: