Atendendo ao pedido da leitora Helitelma, o post de hoje traz esclarecimentos sobre como duas ou mais pessoas podem fazer a ingestão dos mesmos alimentos buscando objetivos diferentes.
Habituar-se a uma ingestão alimentar balanceada reflete não somente na manutenção de um peso adequado, como também no bom funcionamento dos processos biológicos constantemente ativos no corpo humano.
Os nutrientes que fornecem energia para o corpo são os carboidratos, proteínas e lipídeos, porém suas funções não se resumem à geração de energia. Cada um deles desempenha um papel fundamental nesses processos. As vitaminas e minerais, que por sua vez não geram energia, também tem seu papel essencial no organismo, fortalecendo o sistema imunológico, pele, cabelos e ossos e participando das vias metabólicas.
Para ter acesso a todos esses nutrientes e garantir o consumo seguro, deve-se priorizar algumas ações como:
- Dar preferência a alimentos in natura;
- Evitar alimentos embutidos e frituras;
- Dar preferência a pães e farinhas integrais;
- Ingerir todos os grupos alimentares (carboidrato, proteína, lipídeo, vitaminas e minerais) diariamente;
- Higienizar frutas, hortaliças, verduras e ovos antes do consumo;
- Ingerir alimentos variados diariamente para que se garanta o acesso à todos os nutrientes (preparar um prato colorido);
- Realizar todas as refeições do dia (Desjejum, lanche da manha, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia).
A leitora relata que, em sua casa, os indivíduos possuem objetivos diferentes. Uns anseiam pela perda de peso, enquanto outros pelo ganho.
O grande desafio é como atingir objetivos distintos com os mesmos alimentos, uma vez que se trata de uma família que convive no mesmo lar.
As ações que levam à perda e ao ganho de peso devem ser realizadas de forma saudável e sustentável, utilizando alimentos de elevado valor nutricional. Logo, o ganho de peso não deve ser visto de modo simples, resumido à ingestão de grande quantidade de calorias. Estas calorias devem ser adquiridas de forma consciente e com responsabilidade para com o próprio corpo. Assim como a perda de peso, que deve ser alcançada sem grandes restrições.
Se a relação entre calorias consumidas e gastas durante o dia estiver adequada, ou seja, quem quer ganhar peso ingerir mais do que gasta e quem quer perder ingerir menos, todos os indivíduos atingirão seus objetivos. Portanto, a diferença é basicamente o consumo calórico.
É claro que, diante de algumas individualidades, como diabetes, hipertensão, intolerâncias e alergias alimentares, alterações em exames laboratoriais, entre outras possíveis patologias e/ou alterações, alguns alimentos podem ser evitados, proibidos ou até mesmo incluídos com maior frequência na ingestão alimentar.
Tendo em mente o exposto acima, seguem abaixo algumas receitas que podem ser consumidas por todos:
Lanche: Cestinha de batata doce com espinafre
Almoço ou Jantar: Macarrão de legumes
Sobremesa: Smoothie de frutas vermelhas
Para orientações personalizadas >> clique aqui <<
Fiquei muito feliz em ver este post que vai facilitar meu dilema. Foi muito útil. Muito obrigada!
CurtirCurtir
Que bom Helitelma! Fico feliz em ter ajudado! 😉
CurtirCurtir