Como cuidar dos cabelos e das unhas com alimentação

Assim como todos os órgãos e sistemas do corpo são dependentes de uma boa nutrição para manterem suas atividades e bom funcionamento, o cabelo e as unhas também necessitam de nutrientes para serem fortes e brilhantes.

O cabelo possui uma boa irrigação sanguínea em sua raiz, que permite que as substâncias trazidas pelo sangue sejam incorporados a ele durante sua formação. A falta delas afeta diretamente as fases anágena e telógena do ciclo capilar. A fase anágena é quando acontece o crescimento e pigmentação do cabelo e é retardada pela falta de nutrientes. A fase telógena é a finalização do ciclo capilar, que causa a queda do cabelo. Esta fase é acelerada pela falta de nutrientes.

As deficiências energético proteicas favorecem cabelos quebradiços e sem brilho. Vitaminas, minerais e aminoácidos, como a biotina, cálcio, cisteína, vitamina E, entre outros, atuam de forma contínua, ativando os mecanismos biológicos do bulbo capilar e estimulando a síntese de queratina.

Já a unha pode apresentar manchas brancas, estrias longitudinais e síndrome das unhas frágeis, quando há deficiências de nutrientes, principalmente de zinco, selênio e proteínas.

Para garantir uma boa nutrição e fortalecimento dos cabelos e unhas é possível fazer uso das mesmas formulações e receitas, já que os ativos para estes são semelhantes, por se tratarem de anexos cutâneos com composições similares.

A receitinha de hoje para uma melhor nutrição de cabelos e unhas contém:

Betacaroteno: Antioxidante, aumenta o brilho dos cabelos e o fortalecimento das unhas;

Zinco: Auxilia no crescimento e desenvolvimento dos cabelos. Sua deficiência pode causar cabelos finos, quebradiços, sem brilho e avermelhados;

Cálcio: Os folículos pilosos necessitam de cálcio para produzir proteínas queratinizadas, que também compõe as unhas, deixando-as fortes.

Ingredientes:

½ beterraba média;

½ cenoura média;

3 nozes;

200g de iogurte natural desnatado;

400mL de água;

Mel a gosto.

Modo de Preparo:

Higienizar a beterraba e a cenoura. Bata todos os ingredientes no liquidificador. Beba imediatamente.

Rendimento: 2 porções

kcal (200mL): 119,95


Para orientações personalizadas >> clique aqui <<


Anúncios

Um comentário em “Como cuidar dos cabelos e das unhas com alimentação

Adicione o seu

  1. Adorei a receita e o Artigo!!! Por vezes investimos em produtos externos e esquecemos que se nutrirmos o organismo adequadamente com pequenos e importantes hábitos será financeiramente mais barato e o resultado é certo!!!! Parabéns Karina Costa pelas dicas !!!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: